Projeto PARLAMENTO DOS JOVENS



“Nos dias 19 e 20 de fevereiro decorreu em Braga a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, para debate do tema deste ano -  Igualdade de Género.
A Escola Básica Mosteiro e Cávado esteve presente com os deputados, Francisco Silva, Inês Fernandes e Inês Gonçalves onde defenderam com confiança o nosso projeto de recomendação.
Nesta sessão distrital definiu-se e votou-se o projeto de recomendação do círculo de Braga e elegeram-se os deputados que irão representar o distrito na Sessão Nacional, na Assembleia da República, nos dias 16 e 17 de abril. 
Das 49 escolas do nosso distrito, apenas 5 passaram à fase final, onde não vamos estar presentes, mas sem dúvida foi uma experiência enriquecedora para cada um destes três alunos/deputados.
Parabéns especialmente aos três, mas também a todos os restantes alunos, que na nossa escola, se envolveram e dedicaram a este programa."

Professora coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens, Clara Maia

“A minha presença na sessão distrital do programa Parlamento dos Jovens, em Braga, revelou-se bastante positiva. Com esta nova experiência, cresci psicologicamente, onde a responsabilidade e a exposição das minhas ideias foram as características que mais aprimorei; Aprendi a forma como a Assembleia da República funciona e sinto-me mais preparado para enfrentar o futuro.
Além disto, conheci novas pessoas, fiz novos amigos, com os quais troquei diversas ideias sobre o programa e partilhei várias experiências de vida.
Desta maneira concluo que, de facto, estes dois dias proporcionaram-me uma ótima experiência, onde além de aprendizagens, ganhei muitos amigos, com quem me diverti muito.”

Deputado efetivo, o aluno Francisco Silva - 9º B

“Na minha opinião ter participado no programa Parlamento dos Jovens foi uma experiência muito enriquecedora, pois tive a oportunidade de exercer as funções de um verdadeiro deputado da Assembleia da República e também fiz novos amigos.”

Deputada efetiva, a aluna Inês Fernandes - 9º B

Esta iniciativa contribuiu e muito para o nosso crescimento intelectual mas também para o nosso crescimento enquanto pessoas; permitiu-nos conhecer ideais novos e outras formas de nos fazermos ouvir. Deu-nos oportunidade de dar a nossa opinião, de nos envolvermos num projeto em que realmente acreditávamos e de tentar fazer algo para melhorar a nossa sociedade.
Além disso, ainda conseguimos fazer bons amigos na sessão distrital e que também fizeram com que a nossa participação valesse a pena. Conhecemos pessoas de lugares diferentes, com ideias diferentes e com vidas diferentes das nossas, mas que nos marcaram, ao ponto de nos esquecermos de que se tratava de uma competição. Estávamos todos lá para termos oportunidade de fazer a diferença na nossa sociedade e no fim acabamos por sair de lá com a sensação de missão cumprida e de que demos o melhor de nós, apesar de não termos chegado à fase nacional. É com o coração cheio e de memórias inesquecíveis que escrevo sobre a nossa participação neste programa, pois acredito que são estas iniciativas que cativam os jovens.”

Deputada suplente, a aluna Inês Gonçalves - 8º C

Sem comentários:

Enviar um comentário